A Filosofia
O Vaishnavismo é uma das principais tradições dentro da cultura espiritual védica, ou hindu. Ao contrário de algumas tradições, os vaishnavas acreditam que a realidade última é pessoal. Assim, compreendemos que Deus é a Pessoa Suprema toda-atrativa, ou Krishna, esse é o significado de seu nome. Assim reconhecemos que todos os seres vivos são pessoas eternas, e que todos os problemas da vida estão fundamentados no esquecimento, por parte da alma individual (nós), de seu relacionamento essencial e eterno com Deus.
Os vaishnavas e sua filosofia espiritual ensinam que pelo cantar dos santos nomes de Deus a alma pode despertar seu conhecimento espiritual original, viver em paz nesta vida e, no momento da morte, voltar ao reino espiritual, ou Vaikuntha, o lugar onde não há ansiedade.
Há quatro sampradayas principais ou linhagens vaishnavas, todas baseadas originalmente na Índia védica. Os vaishnavas, ao que traduz seu significado, adoram o Senhor Vishnu, o Senhor Rama e o Senhor Krishna como diferentes manifestações do mesmo Senhor Supremo ou Divindade Suprema, embora os estilos de culto e exegese sejam diferentes.
Chaitanya Mahaprabhu e seus associados:
A tradição Vaishnava foi amplamente influenciada pela cultura do sul da Ásia através da música, dança, teatro e arte. Filosofia genuína e textos poéticos sagrados do vaishnavismo integram uma teologia profunda juntamente com um discurso social perspicaz. Os principais shastras, ou escrituras, são a Bhagavad-gita (que contém os ensinamentos de Krishna, e é parte de uma obra mais longa, intitulada Mahabharata ou "Grande Índia"), o Srimad-Bhagavatam (um dos dezoito Puranas), o Ramayana (que narra a história do Senhor Rama), e o mais recente, já no Séc. XVI ,Sri Chaitanya-caritamrita (que narra a vida e ensinamentos de Chaitanya Mahaprabhu), encarnação de Krishna na forma de devoto que veio resgatar o canto do Mahamantra Hare Krishna, que havia se perdido.
A ISKCON é parte da Gaudiya, ou Chaitanya Vaishnava, tradição que vem das regiões do leste da Índia. Os Gaudiyas dão ênfase especial aos ensinamentos do santo do Séc. XVI e avatar (manifestação divina na terra), Sri Chaitanya Mahaprabhu. A ISKCON, em seu papel de propagação iniciado por esta grande personalidade, aumentou a consciência e o crescimento do vaishnavismo em todo o mundo, inclusive na Índia. Hoje, os ensinamentos Vaishnavas têm atravessado todas as fronteiras geográficas e comprovado sua relevância no atendimento às necessidades essenciais da humanidade.